
Sessão Informativa da EUI destacou Concursos Abertos na vertente de Capacitação
O objetivo principal desta sessão foi apresentar o novo Concurso de Outono para Revisões por Pares, que estará aberto entre 7 de outubro e 18 de novembro de 2025, bem como reforçar a divulgação do Concurso para Intercâmbios entre Cidades, aberto em permanência e disponível para qualquer autoridade urbana elegível da União Europeia.
Sessão plenária
A sessão foi aberta por Eilish O’Loughlin, do Secretariado Permanente da EUI, que apresentou os objetivos e funcionamento das Revisões por Pares e dos Intercâmbios entre Cidades.
Seguiu-se um painel de testemunhos de cidades beneficiárias: Varaždin (Croácia) e Balvi (Letónia) partilharam as suas experiências em ambos os formatos, destacando como estes instrumentos contribuíram para melhorar a implementação das suas estratégias de desenvolvimento urbano sustentável.
As peritas EUI, Raluca Toma (Intercâmbios entre Cidades) e Adele Bucella (Revisões por Pares), explicaram o papel do apoio técnico e do acompanhamento especializado em cada iniciativa, dando nota dos serviços de ‘matchmaking’, da possibilidade de mobilizar peritos e do reforço previsto para as fases de seguimento das candidaturas.
A sessão plenária incluiu ainda um exercício interativo de avaliação de casos apresentados por cidades participantes, um questionário em tempo real e um espaço de perguntas e respostas, que permitiu esclarecer dúvidas práticas sobre as candidaturas e implementação das atividades.
Breakout Rooms em línguas nacionais
Após o encerramento do plenário, realizaram-se as Breakout Rooms em línguas nacionais, dinamizadas pelos Pontos de Contacto Urbano (UCP), permitindo uma interação mais próxima entre participantes e beneficiários anteriores.
A Breakout Room em Português foi dinamizada pelo UCP Portugal (Direção-Geral do Território), que apresentou os principais elementos dos concursos:
- O Concurso Intercâmbios entre Cidades, aberto todo o ano e baseado na identificação de desafios concretos enfrentados por autoridades urbanas, que podem ser abordados com o apoio de cidades parceiras de outros Estados-Membros;
- O Concurso Revisões por Pares, que abre este outono e em que todas as autoridades urbanas do continente português são elegíveis, bem como dez municípios das Regiões Autónomas (seis dos Açores e quatro da Madeira).
Foi ainda recordado o Evento de Capacitação da EUI realizado no Fundão, em maio de 2025, e anunciado que o próximo evento nacional de capacitação da EUI terá lugar em 2026.
O espaço foi completado com uma sessão de perguntas e respostas, centrada em critérios de elegibilidade, prazos e serviços de apoio disponíveis através da EUI. A Breakout Room em Português proporcionou um espaço de troca de testemunhos, esclarecimento de dúvidas e debate sobre os próximos concursos, confirmando o dinamismo e a vontade de cooperação das autoridades urbanas portuguesas.
O elevado número de inscritos registado nesta sessão informativa (mais de duas centenas), em particular de Portugal (40), confirma o interesse das autoridades urbanas portuguesas em aprofundar a cooperação europeia e em aproveitar as oportunidades oferecidas pela EUI para reforçar a qualidade das suas estratégias de Desenvolvimento Urbano Sustentável, através da aprendizagem entre pares e do intercâmbio de experiências.