Image
Compact Cities
Notícias
26 June 2025

UAEU: conheça a nova Parceria 'Cidades Compactas'

Profile picture for user Luis@urban-initiative.eu
UCP Portugal
A 16 de maio de 2025, os Diretores-gerais para os Assuntos Urbanos (DGUM) endossaram formalmente a Avaliação Ex-Ante (Ex-Ante Assessment) dedicada ao tema Cidades Compactas – Planeamento Urbano Sustentável e Mitigação da Dispersão, dando um passo decisivo para a criação de uma nova Parceria Temática no âmbito da Agenda Urbana para a UE.

A prioridade temática sobre 'Cidades Compactas' foi inicialmente identificada durante a reunião informal de ministros realizada em Gijón, em novembro de 2023. Desde então, foi desenvolvido um trabalho aprofundado para avaliar a relevância estratégica do tema face aos atuais desafios do desenvolvimento urbano e às prioridades das políticas europeias. A Avaliação Ex-Ante sublinha o potencial das formas urbanas compactas para promover cidades mais sustentáveis, resilientes e inclusivas, reduzindo o consumo de solo, melhorando a acessibilidade, reforçando a mobilidade urbana e incentivando o desenvolvimento urbano de uso misto. A constituição da nova Parceria Temática dedicada às Cidades Compactas está prevista para o Inverno de 2025.

Sobre o tema 'Cidades Compactas'

O tema Cidades Compactas – Planeamento Urbano Sustentável e Mitigação da Dispersão responde à necessidade premente de contrariar a expansão urbana difusa, promovendo modelos de urbanização mais densos, eficientes e sustentáveis em toda a Europa. A dispersão urbana – caracterizada por um crescimento fragmentado, dependente do automóvel e de baixa densidade – acarreta desafios significativos do ponto de vista ambiental, social e económico, incluindo o aumento das emissões, dos custos infraestruturais e das desigualdades territoriais.

Reconhecendo que a forma urbana resulta de uma interação complexa entre dinâmicas demográficas, lógicas de mercado, sistemas de planeamento e modelos de governança, a Avaliação Ex-Ante identifica três abordagens estratégicas: contenção (limitando o desenvolvimento em solo não urbanizado), densificação (otimizando o uso das áreas já edificadas) e regeneração (revitalizando espaços urbanos subutilizados ou problemáticos). Estas abordagens visam contribuir para cidades mais inclusivas, conectadas e sustentáveis, em alinhamento com os objetivos da União Europeia.

Próximos passos da Parceria 'Cidades Compactas'

Está previsto o lançamento de uma Call for Partners para integrar a nova Parceria Temática sobre Cidades Compactas. Este concurso estará aberto, previsivelmente, entre 27 de agosto e 1 de outubro de 2025, uma oportunidade para as partes interessadas portuguesas participarem nesta parceria. As Parcerias Temáticas da Agenda Urbana para a UE podem envolver uma ampla gama de parceiros, de vários níveis de governança (local, regional, nacional e da UE), bem como de diferentes sectores relacionados com o tema.

As partes interessadas são convidadas a consultar a Avaliação Ex-Ante como base para compreender melhor o âmbito temático e refletir sobre o contributo que poderão dar para os objetivos da futura parceria. O Secretariado Permanente da EUI realizará um seminário online no dia 3 de setembro (9h00–11h00, hora de Portugal continental) para informar os interessados. Detalhes sobre o programa e inscrições serão brevemente divulgados.

Reveja o seminário para candidatos do ano passado, disponível em YouTube – Applicant Seminar 2024, e acompanhe todas as novidades sobre as parcerias no website da UAEU.