EUI: os temas do 3.º Concurso Ações Inovadoras estão online!
O 3.º Concurso para Ações Inovadoras da Iniciativa Urbana Europeia (EUI), com um orçamento indicativo do FEDER de 90 milhões de euros, será lançado em maio de 2024, para projetos orientados para o futuro centrados nos temas Transição Energética e Tecnologia nas Cidades.
Com um orçamento que pode apoiar projetos inovadores individuais até 5 milhões de euros de cofinanciamento do FEDER, este concurso convida as cidades e os seus parceiros a promoverem mudanças transformadoras e a desenvolverem soluções que sejam não só impactantes, mas também escaláveis e transferíveis, e que respondam a necessidades urgentes nos sectores da energia e da tecnologia.
O concurso será oficialmente aberto em maio de 2024 e encerrado em outubro de 2024. Mas o processo começa agora! A EUI convida as cidades e os potenciais candidatos a iniciarem os trabalhos de base explorando as descrições detalhadas dos temas disponíveis. Esta fase preparatória é crucial para o desenvolvimento de propostas de projeto robustas, que vão encontro dos objetivos do concurso:
- Transição Energética - as propostas devem visar a minimização da procura de energia; a diversificação das fontes de energia locais; a implantação de sistemas energéticos locais inteligentes e integrados; o desenvolvimento de comunidades energéticas; e a promoção de emprego e competências para a transição energética.
- Tecnologia nas Cidades - as propostas devem ter por objetivo garantir serviços públicos melhores e adaptados; dominar a transformação digital; aperfeiçoar o ordenamento do território e a utilização do solo; garantir uma melhor acessibilidade digital e física; cidades seguras e resilientes; cibersegurança; reforçar a prevenção e a mitigação das catástrofes naturais e de origem humana; e garantir a segurança alimentar.
Próximos passos: os candidatos podem aproveitar este período antes do lançamento oficial do concurso para estudar as descrições dos temas para alinhar as suas ideias de projeto; criar parcerias com organizações relevantes, tais como organizações não-governamentais (ONG), universidades, pequenas e médias empresas (PME), parceiros públicos e privados; e começar a co-desenhar o projeto.
Recorra aos vastos recursos disponíveis no Portico para inspirar e avaliar as ideias de projeto sobre a transição energética e a tecnologia nas cidades. Aceda a mais informações na página sobre os temas do 3.º Concurso e esclareça as suas dúvidas através do email innovativeactions@urban-initiative.eu.