Image
UAEU
Notícias
12 May 2025

Consultas públicas dos Planos de Ação das Parcerias ‘Alimentação’ e ‘Cidades de Igualdade’ da Agenda Urbana para a UE

Profile picture for user Luis@urban-initiative.eu
UCP Portugal
Estão abertas, até 6 de junho de 2025, duas consultas públicas europeias que visam recolher contributos para os Planos de Ação das Parcerias Temáticas ‘Alimentação’ e ‘Cidades da Igualdade’ da Agenda Urbana para a União Europeia (UAEU). Todas as autoridades urbanas, partes interessadas e cidadãos estão convidados a contribuir com a sua visão e experiência, ajudando a consolidar propostas concretas para enfrentar desafios urbanos emergentes.

Estas consultas públicas representam uma oportunidade concreta para moldar as futuras orientações das políticas urbanas europeias. Participe até 6 de junho de 2025 e ajude a reforçar a voz das cidades na construção de uma Europa mais justa, sustentável e coesa. Aceda à plataforma EUSurvey para participar, veja as ligações em baixo:

Food

 

Transformar os sistemas alimentares com o contributo das cidades

O Plano de Ação preliminar da Parceria ‘Alimentação’, coordenada pela Área Metropolitana de Lisboa (AML) em conjunto com a cidade de Milão, propõe sete ações complementares para promover a transformação sustentável, resiliente e equitativa dos sistemas alimentares, com especial destaque para o papel das cidades como protagonistas deste processo. O plano articula medidas de capacitação, partilha de conhecimento e desenvolvimento de políticas públicas locais de alimentação, defendendo um enquadramento europeu favorável a estas estratégias.

A consulta pública está acessível na plataforma EUSurvey e dirige-se a todos os que trabalham na governação alimentar urbana, incluindo municípios, instituições académicas, organizações da sociedade civil, empresas e cidadãos.

Cities of Equality

 

Promover a igualdade e a inclusão através das políticas urbanas

A Parceria ‘Cidades de Igualdade’ disponibilizou igualmente para consulta o seu Plano de Ação preliminar, centrado em três ações interligadas: desenvolvimento de um quadro para avaliar a segregação espacial e o acesso a serviços; integração de princípios de igualdade na programação e monitorização dos instrumentos de financiamento da UE; recolha e partilha de práticas inovadoras de participação cidadã e cogovernança. O objetivo é promover cidades mais inclusivas, reforçar a democracia local e fomentar uma abordagem interseccional e centrada nas pessoas.

A consulta pública está disponível na plataforma EUSurvey e está aberta a todas as entidades e cidadãos que atuam nas áreas da igualdade, inclusão social, planeamento urbano ou direitos humanos.